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As transmissões advindas de reserva de sala são de responsabilidade dos(as) realizadores(as) do evento a ser realizado, devendo estes(as) apontar um(a) responsável por sua realização, sendo que:
1) No caso de Transmissões no Canal do Direito UFPR, além da reserva de equipamentos, é necessário obter autorização da Direção do Setor de Ciências Jurídicas por escrito, com antecedência mínima de 10 dias da realização do evento. A solicitação pode ser feita através do e-mail: juridica@ufpr.br
2) Nos casos em que a transmissão venha a ser feita em canal não pertencente ao Setor, não é necessária a solicitação de autorização, apenas reserva dos equipamentos.
Em todos os eventos nos quais haverá transmissão (independente do canal ou da sala), será necessário solicitar ao TI o devido equipamento/treinamento através do e-mail: tiscj@ufpr.br com antecedência mínima de 4 dias úteis.
ATENÇÃO: o formulário de reserva das salas não realiza a reserva de equipamentos para transmissão, portanto, além do formulário padrão, os responsáveis pela transmissão deverão solicitar o equipamento/treinamento separadamente ao TI, pois, sem esta solicitação antecipada, estes não serão fornecidos.
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Estas transmissões demandam a instalação de equipamento de imagem (tripé+webcam) e devem ser solicitadas no momento da reserva da sala ao e-mail: tiscj@ufpr.br, apontando os dados do evento, bem como o horário de início e previsão de término (para retirada dos equipamentos).
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Estas transmissões contam com câmera própria do Salão Nobre, que é de alta tecnologia e permite uma maior qualidade de imagem. Porém, por esta mesma razão, demanda mais empenho para ser operada, e, portanto, é necessário seguir as orientações abaixo fornecidas, bem como marcar junto ao TI um treinamento do(a) responsável pela transmissão, bem como a realização de testes através do e-mail: tiscj@ufpr.br, com uma antecedência mínima de 4 dias úteis do evento. O treinamento pode durar de 1 a 3 horas.
Abaixo segue um tutorial do procedimento para a realização das transmissões com a câmera PTZ, instalada no Salão Nobre. O(a) responsável pela transmissão deverá cerificar-se de ler com atenção este tutorial antes de comparecer para o treinamento/teste da transmissão:
Realizar transmissões no youtube através do Software OBS Studio
Esta é umas das configurações mais importantes do software, pois é nessa configuração que enviaremos nossa transmissão para o nosso canal no youtube. É através dessa chave de transmissão que o software envia as informações para o nosso canal.
Cada canal tem sua própria chave de transmissão que é única e que não deve ser compartilhada publicamente.
Para acessar o menu de inserção de chaves clicamos no menu: Arquivo > Configurações
Após isso clicamos em 1 – Transmissão, selecionamos o serviço 2 – youtube – RTMPS, e clicamos em 3 – Usar chave de transmissão(avançado).
Na próxima janela clicamos em obter chave de transmissão:
Uma janela de autenticação do google se abrirá:
Depois de autenticarmos em nossa conta, o youtube studio se abrirá e já poderemos copiar nossa chave de transmissão.
Depois de copiarmos, inserimos a chave no OBS Studio.
Após estes passos já podemos começar a transmissão para nosso canal, clicando em Iniciar transmissão.
Na aba fontes, é onde o programa capta as fontes de vídeo, imagens, slides, ou outras fontes que serão transmitidas para o canal.
Na aba mixer de áudio são as fontes de áudio que serão enviadas para a transmissão.
Nestes controles poderemos ocultar ou parar as fontes de áudio, com isso elas também serão interrompidas na transmissão.
Para começarmos a transmitir em nosso canal basta clicarmos no botão Iniciar Transmissão, uma vez que todos os dados estejam corretamente inseridos.
O botão iniciar gravação é uma boa alternativa para que tenhamos a gravação da transmissão no computador hospedeiro, que está transmitindo. Uma vez que com a reunião gravada, poderemos futuramente carregar o vídeo em diferentes plataformas, ou em caso de algum problema na transmissão, possamos utilizar o vídeo gravado para substituirmos o vídeo de gravação original.
Estes controles servem para realizar ajustes na câmera de videoconferência. Com eles podemos mudar o posicionamento da câmera. O ideal é que usemos as configurações pré-definidas, para que a câmera possa se movimentar na posição desejada.
7. Salvar Arquivos em Formato de Imagem
Caso seja necessário realizar alguma apresentação de slides, estas deverão ser salvas como imagem (JPG, JPEG, PNG ou BMP), uma vez que apenas arquivos de imagem são aceitos pelo programa OBS.
Com os arquivos em mãos, será necessário prepará-los para serem transmitidos no momentos do evento pelo OBS, com os seguintes procedimentos:
8. Menu Fontes e Apresentação de Slides
Vá até o menu Fontes e clique em mais, escolhendo a opção Apresentação de Imagens
A tela seguinte aparecerá e, caso queira, poderá renomear a apresentação com o nome que preferir, clicando em Ok em seguida:
9. Configuração da Apresentação e Importação das Imagens
Na tela seguinte, no item “Modo de Slide”, escolha a opção manual e clique no + para selecionar o(s) arquivos(s):
com os arquivos selecionados, clique em Ok para finalizar:
Com este procedimento, a apresentação será mostrada na tela de transmissão, e poderá ser mostrada ou ocultada conforme a necessidade do evento, cabendo ao controle da transmissão por acionar o comando mostrar ou ocultar, clicando em cima do símbolo “olho”, conforme mostrado abaixo:
Com estes procedimentos, a transmissão será devidamente configurada e poderá ser realizada.