ABERTURA DE PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
I – ACESSO AO SISTEMA:
1 – Acessar o novo portal de sistemas da UFPR no link: https://sistemas.ufpr.br/
2 – Escolher a opção: “EXTENSÃO: Sistema de Gerenciamento da Extensão Universitária”;
3 – Escolher a opção: “+ Criar Nova Atividade de Extensão”.
4 – Escolher a opção “ Projeto de Extensão”
II – INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA PREENCHIMENTO DE PROPOSTA:
II.i – Informações gerais:
5 – Título do projeto:
6 – Data de início:
7 – Data de fim:
7 – Unidade Proponente (departamento de lotação do proponente):
8 – Vice-coordenador(a), se houver:
9 – Descrição do projeto (Texto que será divulgado ao público externo. Até 2000 caracteres):
10 – Informar se as atividades do projeto ocorrerão no Complexo Hospital de Clinicas (CHC/UFPR);
II.ii – Aba “Atividades de Extensão Vinculada”:
11 – Informar se o projeto é vinculado a outra atividade extensionista;
II.iii – Aba “Características Gerais”, descrever:
12 – Objetivo Geral do projeto (até 10.000 caracteres);
13 – Objetivos Específicos do projeto em tópicos (até 10.000 caracteres);
14 – Justificativa, descrevendo a relevância do projeto à UFPR e à comunidade externa (até 10.000 caracteres);
15 – Metodologia a ser empregada no desenvolvimento do projeto (até 10.000 caracteres);
16 – Resultados esperados (até 10.000 caracteres);
17 – Forma de acompanhamento e avaliação (até 10.000 caracteres);
18 – Bibliografia (até 10.000 caracteres);
19 – Indicar uma área temática do projeto (trabalho, comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, tecnologia e produção);
20 – Indicar a área de abrangência do projeto (local, municipal, regional, estadual, nacional e internacional);
II.iv – Aba “Adequação aos Princípios Extensionistas” descrever:
21 – Quanto ao impacto e transformação social do projeto (até 10.000 caracteres);
22 – Quanto a interação dialógica (até 10.000 caracteres);
23 – Quanto a interdisciplinaridade/interprofissionalidade (até 10.000 caracteres);
24 – Quanto a indissocialidade entre ensino, pesquisa e extensão (até 10.000 caracteres);
25 – Quanto ao impacto na formação discente (até 10.000 caracteres);
II.v – Aba “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”:
26 – Indicar se o projeto aspira, no elenco de objetivos, desenvolvimento sustentável em algumas das seguintes áreas (erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsável; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; parcerias e meios de implementação);
II.vi – Aba “palavras-chave”:
27 – Indicar palavras-chave que descrevam o projeto;
II.vii – Aba “Sede Administrativa do Projeto” indicar:
28 – Se o projeto terá como sede local externo à UFPR;
29 – Indicar o Setor da UFPR que sediará o projeto;
II.viii – Aba “Instituições Parceiras”:
30 – Indicar se o projeto envolve instituições parceiras. Se sim, descrever a natureza da parceria e preencher todos os dados cadastrais da entidade parceira (razão social, nome fantasia, CPNJ, atividade principal e demais dados cadastrais);
II.ix – Aba “Público Alvo” descrever:
31 – População/comunidade atingida pelo projeto;
32 – Local de atuação da extensão;
II.x – Aba “equipe” indicar:
33 – Membros da equipe do projeto (mediante preenchimento de CPF ou Passaporte);
34 – Atividades práticas da equipe (a exemplos, organização, ministração de palestras, publicação de artigos científicos, etc);
35 – Vincular os membros cadastrados às atividades práticas da equipe indicando a carga horária de cada membro em atividade;
III – TRAMITAÇÃO INICIAL:
III.i – Concluído preenchimento da proposta, o sistema encaminhará para análise departamental;
III.ii – Aprovada no departamento, a proposta será encaminhada para “ciência” do Comitê Setorial de Extensão – CSE/JD/UFPR que, ato contínuo, enviará para o Comitê Assessor de Extensão – CAEX/PROEC/UFPR;
III.iii – Aprovada a proposta no CAEX/PROEC/UFPR, equipe do projeto poderá dar início aos trabalhos;