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ABERTURA DE PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

I – ACESSO AO SISTEMA:

1 – Acessar o novo portal de sistemas da UFPR no link: https://sistemas.ufpr.br/

2 – Escolher a opção: “EXTENSÃO: Sistema de Gerenciamento da Extensão Universitária”;

3 – Escolher a opção: + Criar Nova Atividade de Extensão”.

4 – Escolher a opção “ Programa de Extensão”

II – INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA PREENCHIMENTO DA PROPOSTA:

II.i – Informações gerais:

5 – Título do programa:

6 – Data de início:

7 – Data de fim:

8 – Unidade Proponente (departamento de lotação do proponente):

9 – Vice-coordenador(a), se houver:

10 – Descrição do programa (Texto que será divulgado ao público externo. Até 2000 caracteres):

11 – Informar se as atividades do programa ocorrerão no Complexo Hospital de Clinicas (CHC/UFPR);

II.iii – Aba “Características Gerais”, descrever:

12 – Objetivo Geral do programa (até 10.000 caracteres);

13 – Objetivos Específicos do programa em tópicos (até 10.000 caracteres);

14 – Justificativa, descrevendo a relevância do programa à UFPR e à comunidade externa (até 10.000 caracteres);

15 – Metodologia a ser empregada no desenvolvimento do programa (até 10.000 caracteres);

16 – Resultados esperados (até 10.000 caracteres);

17 – Forma de acompanhamento e avaliação (até 10.000 caracteres);

18 – Bibliografia (até 10.000 caracteres);

19 – Indicar uma área temática do programa (trabalho, comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, tecnologia e produção);

20 –  Indicar a área de abrangência do programa (local, municipal, regional, estadual, nacional e internacional);

II.iv – Aba “Adequação aos Princípios Extensionistas” descrever:

21 – Quanto ao impacto e transformação social do projeto (até 10.000 caracteres);

22 – Quanto a interação dialógica (até 10.000 caracteres);

23 – Quanto a interdisciplinaridade/interprofissionalidade (até 10.000 caracteres);

24 – Quanto a indissocialidade entre ensino, pesquisa e extensão (até 10.000 caracteres);

25 – Quanto ao impacto na formação discente (até 10.000 caracteres);

II.v – Aba “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”:

26 – Indicar se o programa aspira, no elenco de objetivos, desenvolvimento sustentável em algumas das seguintes áreas (erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsável; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; parcerias e meios de implementação);

II.vi – Aba “palavras-chave”:

27 – Indicar palavras-chave que descrevam o programa;

II.vii – Aba “Sede Administrativa do Programa” indicar:

28 – Se o programa terá como sede local externo à UFPR;

29 – Indicar o Setor da UFPR que sediará o programa;

II.viii – Aba “Instituições Parceiras”:

30 – Indicar se o programa envolve instituições parceiras. Se sim, descrever a natureza da parceria e preencher todos os dados cadastrais da entidade parceira (razão social, nome fantasia, CPNJ, atividade principal e demais dados cadastrais);

II.ix – Aba “Público Alvo” descrever:

31 – População/comunidade atingida pelo programa;

32 – Local de atuação da extensão;

II.x – Aba “equipe” indicar:

33 – Membros da equipe do programa (mediante preenchimento de CPF ou Passaporte);

34 – Atividades práticas da equipe (a exemplos, organização, ministração de palestras, publicação de artigos científicos, ETC);

35 – Vincular os membros cadastrados às atividades práticas da equipe indicando a carga horária de cada membro em atividade;

II.xi – Aba “ações realizadas”. Preenchimento opcional na fase de preenchimento de proposta:

36 – Tipo de atividade (a exemplos, palestras, cursos, simpósios, ETC);

37 – Descrição em síntese;

38 – Data de início e de fim;

39 – Carga horária total:

III – TRAMITAÇÃO INICIAL:

III.i – Concluído preenchimento da proposta, o sistema encaminhará para análise departamental;

III.ii – Aprovada no departamento, a proposta será encaminhada para “ciência” do Comitê Setorial de Extensão – CSE/JD/UFPR que, ato contínuo, enviará para o Comitê Assessor de Extensão – CAEX/PROEC/UFPR;

III.iii – Aprovada a proposta no CAEX/PROEC/UFPR, equipe do programa poderá dar início aos trabalhos;



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